Home Notícias Gonzaga Patriota participa do lançamento dos programas Terra Pronta e de Distribuição de Sementes‏

Gonzaga Patriota participa do lançamento dos programas Terra Pronta e de Distribuição de Sementes‏

Por Evandro Lira

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) reservou esta sexta-feira (06) para acompanhar o secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Nilton Mota e participar do lançamento dos programas Terra Pronta e de Distribuição de Sementes, do Governo de Pernambuco nas regiões do Sertão do Araripe e Sertão do São Francisco.

A expectativa é que os dois programas beneficiem mais de 76 mil agricultores familiares nessas regiões.

Para o Sertão do Araripe, em 2015, está prevista a aração de 5.985 hectares de terra. O investimento soma mais de R$ 1,112 milhão. Cada hectare arado corresponde a um agricultor beneficiado. Dentro do programa de Distribuição de Sementes, a meta é que os produtores sejam beneficiados com 321.300 quilos, neste ano. Em 2014, foram distribuídos 251.600 quilos de sementes. A Região de Desenvolvimento (RD) do Sertão do Araripe engloba os municípios de Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Santa Cruz da Venerada, Santa Filomena e Trindade.

A RD do Sertão do São Francisco compreende os municípios de Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista. Para 2015 está prevista a aração de 10.273 hectares, com investimento de quase R$ 1,9 milhão. O programa Distribuição de Sementes tem a meta de distribuir 640.800 quilos de sementes. No ano passado, os 353.000 quilos beneficiaram 18.234 agricultores familiares.

Na ocasião, Gonzaga Patriota lembrou que os programas Terra Pronta e de Distribuição de Sementes eram frutos da gestão de Eduardo Campos e que Pernambuco é um dos poucos estados que tem esse tipo de programa e que essa prática deveria servir de exemplo para as outras regiões.

O secretário de Agricultura, Nilton Mota, ressaltou que a questão hídrica será uma das suas bandeiras. “A questão hídrica é a nossa preocupação número um. Não posso afirmar que vamos resolver em quatro anos, mas que a gente possa, junto com vocês, fazer um planejamento adequado para enfrentar essa situação”, disse.

Nilton Mota ainda revelou que está articulando o retorno do subsídio federal para venda do milho não apenas em Pernambuco, mas para todo o Nordeste.

Aline Benevides

Assessoria de Comunicação 

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: