Home Notícias Oficina com Pastorais Sociais é realizado em Caicó

Oficina com Pastorais Sociais é realizado em Caicó

Por Evandro Lira

Por Nivaldo Inojosa, Facilitador Oficina Pastorais Sociais

Com o objetivo de revitalizar e animar os serviços sociais prestados na Regional Nordeste II, foi realizada a oficina com as pastorais sociais da Diocese de Caicó, em 14 de março, no Rio Grande do Norte, para discussão das ações realizadas pelas pastorais e fortalecer o setor pastoral social, com objetivos de promover um melhor engajamento.

2

3

5
Essa foi a segunda oficina realizada pela equipe Marcos Bezerra e Nivaldo Inojosa, e a terceira do projeto de fortalecimento das Pastorais Sociais no Regional NE 2.

A Diocese de Caicó realiza encontros trimestrais entre as pastorais sociais onde é importante destacar a articulação de serviço entre as pastorais, com o apoio e incentivo às ações desenvolvidas por cada uma.

Durante a oficina os avanços destacados pelas várias pastorais, estão: o aumento do número de líderes e atendidos; melhor acompanhamento, apesar do pouca verba e voluntariado; maior captação de recursos; inserção em conselhos municipais e regionais com melhoria dos projetos sociais; participação da população nas ações executadas; melhorias no trabalho de divulgação, entre outras.

A Cáritas Diocesana de Caicó sublinhou a recente reforma do Estatuto para ter direito à concorrência em editais; fortalecimento da identidade e das ações executadas; atendimento à qualquer lugar do estado. Nos últimos dois anos os grupos de catadores, através do projeto exercido pela Cáritas, estão sendo reconhecidos além do trabalho de ajuda na prevenção de drogas e no combate ao alcoolismo.

Como desafios comuns os participante pontuaram : formar, manter os voluntários e congregar novos; tornar os projetos sustentáveis, financeiramente e com os recursos humanos disponíveis; inserir-se cada vez mais na vida civil, além de conhecer e usufruir das políticas públicas existentes; manter a Escola Diocesana de Fé e Política; apoio e posicionamento do Clero nas ações sociais; rotatividade dos conselheiros; como também manter a formação de pessoal; compreender e se apropriar do Marco Regulatório; apropriação de ações executadas por políticos na região, onde permite que a Igreja e Pastorais não se omitam em relação a isso, mesmo assim há poderes que dificultam o trabalho; publicação e divulgação das ações que são realizadas; apesar das muitas ações executadas, o voluntariado é insuficiente; mobilização para ações e voluntariado; divisão de trabalho entre Comissão Diocesana e pastorais.

A partir do que foi apresentado como avanços e desafios, foi a oficina construiu como alternativas e soluções, para as pastorais sociais na Diocese de Caicó: convidar voluntários que se adequem ao trabalho exercido pelas pastorais; as pastorais devem se apropriar das políticas públicas; dar continuidade às capacitações para reanimação dos projetos; manter voluntários através de agrupamentos, em grupos menores, e acompanhamento proporcionando melhor auxílio; alternância de coordenadores; com esta alternância é necessário que o antigo coordenador possa auxiliar durante a transição; leitura da conjuntura das ações a fim de buscar, de forma sistemática, os novos membros e também a captação de recursos.

“Eu estava agora a pouco lendo o evangelho do dia, após a homilia do Pe. Reginaldo Manzotti, falando sobre a luz, a verdade, a alegria e a liberdade. Quatro palavras lindas! Elas me lembraram o encontro das Pastorais Sociais do sábado que me tocou muito, me alegrou e me despertou uma enorme esperança. Estava desanimada, mas fiquei feliz por conhecer pessoas engajadas num trabalho tão lindo.” , declarou a leiga Dona Dinalva.

Na Diocese de Caicó, as Pastorais e Serviços em atividade são Pastoral da Pessoa Idosa; Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP),Pastoral da Criança, Pastoral Carcerária, Pastoral da Saúde, Pastoral da Sobriedade, Cáritas Diocesana, SEAPAC.

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: