Home Sertão Campanha no Sertão do Pajeú aborda Trabalho e Exploração Sexual Infantil em forma de cordel‏

Campanha no Sertão do Pajeú aborda Trabalho e Exploração Sexual Infantil em forma de cordel‏

Por Evandro Lira

DSC_5246-credito-ascom-prefeitura-tabiraUma série de atividades culturais e educativas mobiliza, até o fim do mês, crianças e adolescentes, suas famílias e comunidades no Sertão do Pajeú, para a defesa e garantia de direitos e o enfrentamento à violência. A campanha, promovida pela ONG Diaconia com o apoio da agência alemã Pão para o Mundo, foi lançada na noite da última sexta-feira (20) e tem foco no Estatuto da Criança e do Adolescente, com destaque para os temas de Trabalho e Exploração Sexual infanto-juvenil.

DSC_5283-credito-ascom-prefeitura-tabiraDurante o lançamento, cerca de 300 pessoas estiveram na Praça Gonçalo Gomes, no centro da cidade de Tabira, acompanhando as apresentações das crianças declamando poesias sobre os temas. Também prestigiaram o evento: representantes da prefeitura e secretarias municipais, conselheiros tutelares e de Assistência Social, Coordenadoria da Mulher e a rede local de Proteção às Crianças e Adolescentes.

cordel-jogue-trabalho-infantil-pajeú

DSC_5336-credito-ascom-prefeitura-tabiraAs duas temáticas foram escolhidas por estarem contextualizadas com as principais violações de direitos vivenciadas pelas crianças na região: o trabalho em locais como feiras livres, comércios e construção civil, e a exploração sexual, estimulada pelas realidades de pobreza e abuso sexual no ambiente familiar.

De acordo com a assessora político-pedagógica Mabelle Almeida, a campanha estará nas praças e espaços públicos, com apresentações artísticas e distribuição de materiais educativos (cartazes e literatura de cordel) desenvolvidos em parceria com a Escola Municipal de Baraúnas, em São José do Egito, e o grupo Infância Rimada, de Tabira. Um dos diferenciais da campanha é trazer os temas de forma contextualizada, através de poesias, desenhos e xilogravuras produzidos pelas próprias crianças e adolescentes durante as oficinas promovidas pelo projeto.

Uma das alunas da Escola Baraúnas destacou, em versos, os direitos garantidos para as crianças de viverem sua infância com liberdade, e não submetidas ao trabalho ou à exploração sexual: “Criança é pra brincar, correr, pular, estudar. É preciso se divertir, pra assim poder sonhar, e no futuro permitir seu desejo realizar”, destaca o verso.

Campanha Ser Criança – A oportunidade também será aproveitada para a divulgação da campanha Ser Criança, que levanta recursos para projetos da Diaconia com crianças e adolescentes no Sertão do Pajeú, Oeste Potiguar e Região Metropolitana do Recife. Para saber mais, acesse o site da Diaconia. www.diaconia.org.br.

Carlos Henrique Silva

Assessor de Comunicação

D I A C O N I A

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: