Home Notícias Em fevereiro de 2016 Aneel promete alívio para o consumidor na conta de luz

Em fevereiro de 2016 Aneel promete alívio para o consumidor na conta de luz

Por Evandro Lira

A partir de fevereiro de 2016 o consumidor poderá ter um pequeno alívio na conta de luz. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai mudar o sistema de bandeiras tarifárias para criar uma faixa intermediária de cobrança da taxa extra. A proposta, colocada em audiência pública, prevê a criação de dois patamares (I e II) para a bandeira vermelha.

Pela regra atual, é adicionado o valor fixo de R$ 4,50 na fatura mensal a cada 100 quilowatts/hora para cobrir os custos de geração térmica. O órgão regulador pretende fixar a tarifa de acordo com o custo variável unitário (CUV) de acionamento das termelétricas, cuja operação é mais cara do que as usinas hidrelétricas.

As bandeiras tarifárias foram incorporadas à conta de luz desde fevereiro deste ano para compensar o custo mais alto da energia comprado pelas distribuidoras. A situação crítica dos reservatórios das hidrelétricas do país com a menor geração das usinas manteve a bandeira vermelha, onerando o bolso do consumidor. Resultado: o preço da tarifa de energia subiu em média 49,03% neste ano, sendo o maior responsável pela pressão do custo de vida medido pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor (IPCA) do IBGE.

Leia mais no Diário de Pernambuco

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: