Home Notícias Jogos Escolares realizados em Arcoverde e Serra Talhada homenageia atletas pernambucanas

Jogos Escolares realizados em Arcoverde e Serra Talhada homenageia atletas pernambucanas

Por Evandro Lira
(Foto:Alfeu Tavares/FolhaPE)

(Foto:Alfeu Tavares/FolhaPE)

Por Natália Santos da Folha de Pernambuco

A abertura dos Jogos Escolares de Pernambuco 2016 foi realizada, nesta quinta-feira (28), com uma grande celebração no Classic Hall. A competição, que conta com a participação de mais de 60 mil alunos de escolas públicas e privadas do Estado, este ano homenageia as pernambucanas Adriana Salazar, Joanna Maranhão e Etiene Medeiros, conhecidas mundialmente pelos feitos alcançados dentro das piscinas. As disputas iniciam no dia 7 de maio, com a fase regional metropolitana, no Santos Dumont. O certame se estende até novembro, com as finais coletivas sendo realizadas em Arcoverde e Serra Talhada.

De um lado está Joanna, pronta para entrar para a história ao disputar sua 4ª – e última – Olimpíada e se tornar a primeira atleta da natação brasileira a conseguir este feito. “Me sinto uma veterana com fome de iniciante. Aquele vislumbramento que existia em 2004 ainda está dentro de mim. Continuo com vontade de viver tudo que o esporte tem pra me proporcionar”, disse, relembrando quando estreou em Atenas/2004 e alcançou o melhor resultado da carreira em Jogos Olímpicos, com o 5º lugar nos 400m medley, prova que compete em agosto, além dos 200m medley.

Enquanto a veterana se prepara para seu último ciclo olímpico, Etiene pisa no Rio de Janeiro para disputar sua primeira Olimpíada. “Há quatro anos, se eu parasse para imaginar que iria conseguir índice em várias provas para disputar as Olimpíadas, me acharia louca. Eu sempre sonhei em ir, só não imaginava como. Falta menos de 100 dias para meu sonho começar a se realizar, estou muito feliz de estar vivendo isso”, comemorou a pernambucana, que conseguiu índice nos 100m costas, 100m borboleta, 100m e 50m livre.

Em meio a grandes nomes da natação brasileira, é impossível não mencionar Salazar, primeira pernambucana a conseguir participar dos Jogos Olímpicos em esportes individuais, nadando os 50m livre em Seul/1988. Emocionada, a ex-nadadora relembrou sua trajetória nas piscinas, fez questão de dar uma mensagem de incentivo aos alunos presentes e depositou muita esperança no time brasileiro que estará presente na Cidade Maravilhosa. “Não é fácil. Por isso é necessário acreditar. Ser atleta é dolorido, todos sabem, mas não podemos desistir”, discursou.

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: