Home Notícias Agricultores de Panelas aprendem sobre Aquicultura‏

Agricultores de Panelas aprendem sobre Aquicultura‏

Por Evandro Lira

MaviaelO Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), promoveu uma capacitação de formação inicial em Aquicultura para 32 agricultores familiares do município de Panelas, no período de 23 a 24 de maio de 2016.

A ação é resultado de uma parceria entre o IPA, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Panelas (STTR) e a Prefeitura Municipal de Panelas, que se iniciou em fevereiro de 2016 e tem como objetivo realizar um diagnóstico da aquicultura no município, planejar a apoiar ações que visem o desenvolvimento sustentável da aquicultura de base familiar em Panelas.

O objetivo da capacitação, portanto foi de qualificar os produtores já existentes, e os interessados em iniciar na atividade, para a produção sustentável de peixes e camarões de água doce no município de Panelas, visando à inserção de mercado e a segurança alimentar e nutricional da população local.

A ação contou com o apoio das Gerencias Regionais do IPA de Lajedo e de Palmares, e a participação dos Engenheiros de Pesca: Pedro Rocha e João Paulo de Lima, que atuaram como facilitadores no processo de aprendizagem, abordando temas como: Panorama da aquicultura no Brasil e no mundo; Identificação de áreas propícias para aquicultura; Análise/pesquisa de mercado e Regularização dos empreendimentos; Elaboração dos projetos; Construção de infraestrutura hídrica, logística e Manejo de cultivo.

Maviael2
A capacitação foi realizada em duas etapas. Na segunda-feira (dia 23/05) foi trabalhada a parte teórica, abordando conceitos e os princípios de planejamento, estruturação, manejo e boas práticas na aquicultura. Nessa etapa se adotou a metodologia de exposição dialogada, estimulando a troca de conhecimentos entre agricultores e técnicos, com a utilização de slides, vídeos e a realização de exercícios de planejamento de unidades produtivas.

Na terça-feira (dia 24/05), foi realizada uma excursão para conhecer uma unidade produtiva de tilápía e camarão de água doce que esta sendo implantada com a orientação técnica do IPA em Sertãozinho, distrito do município de Maraial. Nessa visita os agricultores puderam ver e discutir na prática todos os conhecimentos que foram discutidos no dia anterior, e com isso puderam também trocar experiência com o produtor no local, e fazer uma reflexão sobre a sua prática e suas perspectivas na produção de peixes em suas propriedades.

A partir dessa ação, o grupo capacitado terá um acompanhamento técnico regular do IPA, que dará a assistência técnica necessária para o desenvolvimento das unidades produtivas com o apoio da prefeitura municipal de Panelas.

Núcleo de Comunicação do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA)

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: