Home Notícias Artesanato em couro é opção de emprego e renda para os sertanejos

Artesanato em couro é opção de emprego e renda para os sertanejos

Por Evandro Lira

GEDSC DIGITAL CAMERA

GEDSC DIGITAL CAMERA

Artesãos de Petrolina e região comemoram os números positivos no aumento da produção, das vendas e do faturamento. Capacitados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Pernambuco (Senar-PE), no curso Artesão em Couro, os profissionais aprenderam a produzir novos artefatos, a reaproveitar matérias-primas, e a vender no comércio eletrônico.

A iniciativa, resultado de parceria entre o Senar, Sest Senat e Prefeitura, deu origem a Escola Municipal do Couro de Petrolina. O espaço é destinado a capacitações gratuitas e a confecção de acessórios como bolsas, carteiras e sandálias, entre outros artefatos. “Nosso objetivo é agregar valor comercial ao couro de bovinos e caprinos, estimulando o empreendedorismo nos artesãos”, frisou o supervisor pedagógico do Senar – PE, Nivaldo Damasceno. Para isso, os alunos contam com orientações que vão desde o corte da peça até o acabamento final, o manuseio das máquinas e noções de empreendedorismo.

Responsável pelo módulo “Aplicação de adornos e produção de acessórios”, o artesão e instrutor Ivan Tavares ensina a produzir com o couro reaproveitado. As sobras, que antes seriam despejadas no lixo, são utilizadas pelos profissionais na confecção de diversos acessórios, como brincos, colares e pulseiras. “Estamos inovando, com a elaboração de artefatos econômicos e, ao mesmo tempo, sustentáveis, uma vez que os custos com materiais são baixos, se comparados a valorização do produto, além disso, o meio ambiente agradece”, destaca o instrutor.

Os resultados podem ser comprovados nos depoimentos dos participantes que concluíram mais um curso na última sexta – feira (10). Para a artesã Gilvani Mendes, a capacitação foi o maior investimento feito na carreira. “Além de estimular a criatividade, no curso, eu aprendi a explorar meu talento. Hoje, tenho um ateliê com o melhor da arte em couro, o que me concedeu um crescimento de 80% nas vendas e o prêmio Destaque de Ouro, na categoria Mulher Empreendedora do Vale do São Francisco”, comemorou Gilvani.

GEDSC DIGITAL CAMERA

GEDSC DIGITAL CAMERA

Já Agda dos Anjos, conta que se descobriu profissionalmente graças à capacitação. “Acabei me revelando apaixonada por artesanato. E o Senar foi fundamental nessa descoberta, porque eu nem imaginava que tinha dom para confecção. Agora, além de saber manusear tudo o que as máquinas podem oferecer, eu tenho conhecimento sobre as técnicas necessárias a elaboração de peças bem trabalhadas”, disse a artesã.

As inscrições para a próxima turma serão iniciadas a partir de julho. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3312 – 8966 ou diretamente no Sest Senat, em Petrolina. A Escola do Couro fica na Rua das Pedrinhas, na Vila Eduardo.

Marina Lima
Assessora de Comunicação e Eventos

Sistema Faepe / Senar – PE

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: