Home Notícias Pacto pela Vida de Pernambuco é apresentado a alunos da FGV‏

Pacto pela Vida de Pernambuco é apresentado a alunos da FGV‏

Por Evandro Lira

sds-2Atividade faz parte de disciplina do curso de Administração Pública que estuda políticas exitosas em diversos estados do País

A Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (Seplag-PE) recebeu, nesta quarta-feira (26), um grupo de estudantes de graduação do curso de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo. Os dez alunos vieram a Pernambuco para conhecer o funcionamento do Pacto pela Vida (PPV). A visita faz parte de uma disciplina que prevê a escolha de uma Política Pública exitosa para ser conhecida em algum estado do país.

Érica Ruiz, doutoranda em Administração Pública e Governo pela FGV, é a supervisora do grupo. Segundo Érica, o Pacto pela Vida foi escolhido por três principais motivos. “Primeiro, por ser uma política pública transversal. Segundo por ser uma política exitosa, que apresentou resultados, e por último, mas talvez o mais importante, pela transparência do programa”, explicou. “Neste momento, há alunos espalhados por todo Brasil. Estes 10 estão aqui porque mostraram um interesse prévio no tema segurança pública”, disse.

A doutoranda afirmou ainda o porquê de a transparência ser um dos aspectos mais positivos do PPV e que gera grande interesse dos alunos. “O êxito, para nós pesquisadores, não é apenas a redução dos índices de homicídios. Claro que esse é o maior benefício que o programa traz para a sociedade, mas a clareza dos dados é também um êxito. O estado de São Paulo, por exemplo, também apresentou redução nos índices de homicídios, mas os dados de lá não são muito claros. Aqui, mesmo em um período de dificuldade, quando os índices voltaram a aumentar um pouco, o Estado de Pernambuco continua com transparência nos dados. Só assim se pode enfrentar a realidade do problema”.

Um grupo de gestores governamentais do Núcleo de Gestão por Resultados na Defesa Social foi destacado para apresentar de forma detalhada o PPV, desde a sua concepção, em 2007, passando pela implementação, criação de indicadores, monitoramento e os resultados. Humberto Viana, coronel reformado da Polícia Militar, que atualmente comanda o Programa Chapéu de Palha, também participou da apresentação. Entre outros cargos que ocupou no executivo federal e estadual, ele já foi secretário executivo de Ressocialização, exatamente quando o PPV foi concebido e implementado.

Além deste encontro, os alunos da FGV já conheceram outras instalações da Secretaria de Defesa Social, vão visitar de perto a sede de uma das Áreas Integradas de Segurança (AIS) para entender a divisão que é feita do ponto de vista da Defesa Social em Pernambuco, além de conversar com policiais que atuam na ponta. Amanhã, os alunos acompanharão a reunião do Comitê Gestor do Pacto pela Vida. Ao final da visita, cada aluno produzirá um relatório para ser avaliado pela supervisora.

O Pacto pela Vida, que já recebeu diversos prêmios ao redor do mundo, vem chamando a atenção do mundo acadêmico já há algum tempo. É comum grupos de alunos, ou pesquisadores, de universidades do Brasil e do mundo, procurarem Pernambuco para conhecer o programa, que também atrai gestores de outros estados.

Crédito: Douglas Fagner/Divulgação

Núcleo Integrado de Comunicação
Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernamabuco

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: