Home Notícias Festival de Audiolivros garante inclusão no Compaz Ariano Suassuna

Festival de Audiolivros garante inclusão no Compaz Ariano Suassuna

Por Evandro Lira

Crianças e adultos com deficiência participaram da atividade

 Um jeito diferente e inclusivo de contar histórias. Foi esse o mote do I Festival de Audiolivros da Utec do Cordeiro, que aconteceu nesta terça (13), no Compaz Escritor Ariano Suassuna. O evento foi espaço de divulgação dos audiolivros produzidos pelos alunos do curso de Rádio oferecido pela unidade.

Histórias clássicas como A Bela e a Fera, A Pequena Sereia e João e Maria, além de contos como A Semente da Verdade, A Galinha Ruiva, A cabra cabriola e o cordel Uma Aventura na Amazônia agora fazem parte do acervo de audiolivros que agora podem ser encontrados na Biblioteca Carlos Percol, no Compaz Escritor Ariano Suassuna.

O Instituto dos Cegos e Instituto Filadélfia além de alunos com dificuldade de visão das escolas municipais Vila Santa Luzia, Antônio Farias Filho, General San Martin, Professor Antonio de Brito Alves e Potiguar Matos participaram do festival e ainda da produção de livros sensoriais.”Aqui é um outro espaço que a pessoa com deficiência poderá freqüentar, uma vez que nós temos mais uma biblioteca em braile e audiolivros disponíveis”, fala a deficiente visual Vitória Marinho.

Nas aulas, que começaram no dia 30 de maio, os alunos tiveram três semanas de vivência sobre a programação do rádio e logo na segunda aula decidiram investir nos audiolivros como tema do curso. “Como esta Unidade de Tecnologia está dentro de uma biblioteca, nada mais justo e interessante que fazer uma contribuição para o próprio acervo, não só pra deficientes, como para crianças não alfabetizadas”, explica Fabiana Barboza, Dirigente da Utec Cordeiro. “O curso foi bem interessante, porque chegamos com outra expectativa e por fim a gente aprende várias coisas, que não são usadas apenas no curso como em outra áreas”, explica Victória Silva, 17 anos, uma das concluintes.

“Essa ação é muito importante pois cria acessibilidade aos leitores, desde os com deficiência até as crianças que estão iniciando no mundo da leitura” , enfatiza Deborah Echeverria. Uma segunda turma já está programada para acontecer. Começará no dia 1ª de agosto, sempre de terças a sextas.

Otávio Batista

Gerente Geral de Relações com a Imprensa

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: