Home Notícias Programa de aquisição de alimentos chama atenção de representantes do Governo da Argentina

Programa de aquisição de alimentos chama atenção de representantes do Governo da Argentina

Por Evandro Lira

Responsável pelo alimento que chega à mesa de muitas famílias de Petrolina, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) chamou atenção do Governo Argentino que enviou uma equipe ao município para conhecer a experiência sertaneja.  Nesta sexta-feira (27), três representantes do Ministério do Desenvolvimento Social argentino saíram em campo para ver de perto toda a cadeia do programa que beneficia cerca de 50 instituições de Petrolina.

Através do PAA, a prefeitura compra alimentos dos produtores locais repassando os produtos às instituições conveniadas, entre elas, a Fundação Evangélica do Vale do São Francisco (Fevasf) que atende cerca de 500 crianças.

A instituição foi um dos locais visitados pela equipe argentina que  conheceu todo o processo do PAA que tem início no campo através do trabalho dos 302 agricultores familiares que fornecem para o programa. Um dos agricultores contemplados pelo Programa de Aquisição de Alimentos é o produtor de acerolas, Cicero Manoel, que recebeu a comitiva no Sítio Umbuzeiro, no Projeto Pedra Grande.

Além das instituições conveniadas, o PAA também é responsável pelos ingredientes utilizados no Restaurante Popular o qual oferece, diariamente, cerca de 1300 refeições a preços populares: almoço a R$ 1,50 e sopa por apenas R$ 0,50.

A experiência no Restaurante Popular chamou atenção do representante argentino, Matias Payva, que destacou a organização e limpeza do local. “Chamaram-me a atenção a segurança, a estrutura e a limpeza do local, também achei importante o espaço ser democrático e estar aberto a todas as pessoas, não só a moradores de rua, mas qualquer pessoa que venha até aqui”, disse.

Também participaram das visitas, os representantes do governo argentino, Andrea Machuca e Sérgio Baravalle. Após as visitas à zona rural do município, a comitiva foi recebida pelo prefeito, Miguel Coelho, em seu gabinete.

As visitas foram conduzidas pela secretária de Desenvolvimento Social de Petrolina, Kátia Carvalho; a secretária executiva, Dori Secchi e o Diretor de Segurança Alimentar, Fausto Alencar.

Segundo Kátia, o funcionamento local do PAA, de fato, é um exemplo de política pública eficaz, “A gestão do prefeito Miguel Coelho tem uma atenção especial com a agricultura familiar. E o que vimos no PAA é um modelo exemplar de política pública que traz benefícios para todos os envolvidos. São produtores familiares que agora têm como vender seus produtos e na outra ponta famílias que necessitam destes alimentos, ou seja, um ciclo de benefícios”, disse a gestora da pasta.

Magnólia Costa: Assessora de Comunicação

Sec. de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: