Home Política Danilo Cabral oferece almoço a Lula e anúncio de Luciana será em Garanhuns
Danilo Cabral oferece almoço a Lula e anúncio de Luciana será em Garanhuns

Danilo Cabral oferece almoço a Lula e anúncio de Luciana será em Garanhuns

Além da chapa completa, o prefeito João Campos e o governador Paulo Câmara devem ir à mesa

Por Evandro Lira

 

 

A ideia é que a agenda do ex-presidente Lula em Pernambuco tenha início com a chapa de seu pré-candidato a governador já completa. Em função disso, o anúncio de Luciana Santos, presidente nacional do PCdoB, como pré-candidata a vice de Danilo Cabral se dará em Garanhuns, em ato fechado, marcado para as 11h desta quarta (20), na Arena 13. De lá, a chapa segue para Caetés, onde, como a coluna antecipara, Lula fará uma visita a uma réplica da casa de Dona Lindu, erguida recentemente.

A previsão é de que só uma comitiva restrita cumpra essa agenda, que será seguida de ato público em Serra Talhada, na Antiga Estação Ferroviária, às 17h.  De lá, Lula voa para Recife, dorme na Capital e, na quinta-feira (21), começa a programação pela manhã com ato cultural no Teatro do Parque. O detalhe é que, após esse momento, o ex-presidente seguirá para a residência de Danilo Cabral, onde o anfitrião oferecerá almoço ao petista.

Será um encontro para poucas pessoas. Além da chapa majoritária, devem ir à mesa: presidentes de partidos, o prefeito do Recife João Campos e o governador Paulo Câmara. O gesto de Danilo, de receber Lula em casa, em encontro reservado é simbólico à medida que reforça o sentido de proximidade e intimidade com o presidenciável no momento em que o PSB tem o desafio de fidelizar o apoio do líder-mor do PT.

O roteiro do petista no Estado, ao lado da chapa composta por Danilo, Teresa Leitão, pré-candidata ao Senado, e Luciana, tem exatamente essa finalidade: cravar o socialista como seu candidato oficial. Esse movimento se dá num contexto em que Marília Arraes também já declarou apoio a Lula e tem usado já a imagem do petista em materiais nas redes sociais com respaldo jurídico porque o Solidariedade, partido dela, é coligado nacionalmente com o PT.

A disputa intensa pelo apoio de Lula é explicada pela condição dele, de principal cabo eleitoral em Pernambuco: tem 62% das intenções de voto, enquanto o presidente Jair Bolsonaro tem 20%, segundo a primeira pesquisa divulgada pela Folha de Pernambuco em parceria com o IPESPE. Após o almoço, o ato político final, no Recife, se dará, agora, no Chevrolet Hall, às 17h. Houve mudança em relação a essa agenda, que, como a coluna cantara a pedra, ocorreria no Pátio do Carmo, no Centro do Recife.

“A gente não conquista nada se vitimizando”
Pré-candidata ao Governo do Estado pelo PSDB, Raquel Lyra, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, em junho, apontou machismo nas sugestões feitas para que ela fosse candidata à Casa Alta. Não citou nomes, mas fazia referência à Miguel Coelho. pré-candidato a governador do União Brasil. Nesta segunda (18), também no programa Folha Política, instado a avaliar essa colocação da tucana, ele devolveu: “Primeiro, a gente não conquista nada na vida se vitimizando. A gente precisa ser muito franco, muito verdadeiro e procurar os fatos independente do sexo, da escolha, do gênero, da religião”.

Pragmatismo > Ao prosseguir, Miguel considerou que a política “por mais linda e paixão que possa envolver, também tem certo grau de pragmatismo”. E rechaçou que pesquisas sejam instrumento suficiente para balizar a escolha do candidato. “Até porque se basear numa pesquisa, faltando 75 dias, isso não significa absolutamente nada”, assinalou. Um dos argumentos que fizeram Raquel reagir foi o de que ela figura à frente nas pesquisas e não faria sentido deixar o páreo por alguém que está atrás.

 

Fonte: Folha de Pernambuco

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: