Home Notícias Saiba mais sobre o saque-aniversário do FGTS e o que fazer com o dinheiro extra
Trabalhador que pede demissão poderá sacar o FGTS

Saiba mais sobre o saque-aniversário do FGTS e o que fazer com o dinheiro extra

Por Evandro Lira

Economista explica como o valor sacado pode ser usado pelas famílias e quais as melhores alternativas para quem deseja usar parte da renda no pagamento de dívidas

O saque-aniversário pode causar dúvidas na cabeça de muita gente, mas as regras para quem tem direito ao benefício são fáceis de identificar. Ele pode ser solicitado pelo trabalhador pelo aplicativo do FGTS ou Portal da Caixa Econômica Federal, voluntariamente por quem trabalha em regime de Carteira Assinada (CLT), e pode ser sacado no mês do aniversário. Sacar o valor é opcional, e os colaboradores podem fazer a adesão ou não, fica a critério de cada um. Em caso de não mexer no montante, a quantia permanece até o saque-rescisão.  Aquelas pessoas que desejam realizar o processo de forma tradicional podem procurar presencialmente uma agência da Caixa Econômica. Sacado o valor, como gastar esse dinheiro de forma mais inteligente?

Segundo a economista e professora do Centro Universitário dos Guararapes (UniFG), Lytiene Rodrigues Cunha, as pessoas podem utilizar parte do valor para adiantar o pagamento da dívida ou ainda poupar para usar em planos futuros. “O valor é significativo para quem recebe de 1 a 2 salários mínimos. Como o nível de endividamento das famílias está muito alto, a sugestão é verificar as contas pendentes com maior taxa de juros e tentar reduzir o valor dessa dívida. Assim, a tendência é desafogar o valor que será pago com a taxa de juros que incide sobre a dívida”, ensina.

Ainda de acordo com Lytiene, outra sugestão que pode ser benéfica é antes de escolher a opção saque-aniversário, pensar em como utilizar esse dinheiro. Estão entre as sugestões mais interessantes colocar na caderneta de poupança ou planejar o que gostaria de fazer com essa renda extra.

“A previsão da correção monetária da caderneta de poupança para 2023 é de 8%, aproximadamente. A correção do valor do FGTS é baseada na taxa referencial, ficando em torno de 3%. Sendo melhor, se nada mudar, a correção da caderneta de poupança, com melhor remuneração do dinheiro para o trabalhador. Lembrando que estamos falando em taxas anuais”, explica.

O valor do saque-aniversário  pode ser consultado pelo aplicativo do FGTS. Se o trabalhador optar por retirar o valor, não pode fazer isso na íntegra caso o montante máximo seja de R$ 500, sendo liberado apenas 50% dele para saque. Essa regra não vale para quantias maiores. O calendário do saque aniversário para 2023, é:

· Nascidos em janeiro: de 02 de janeiro a 31 de março de 2023

· Nascidos em fevereiro: de 1º de fevereiro a 28 de abril de 2023

· Nascidos em março: de 1º de março a 31 de maio de 2023;

· Nascidos em abril: de 03 de abril a 30 de junho de 2023

· Nascidos em maio: 1º de maio a 31 de julho de 2023

· Nascidos em junho: de 1º de junho a 31 de agosto de 2023

· Nascidos em julho: de 03 de julho a 29 de setembro de 2023

· Nascidos em agosto: de 1º de agosto a 31 de outubro de 2023

· Nascidos em setembro: de 1º setembro a 30 de novembro de 2023

· Nascidos em outubro: de 02 de outubro a 29 de dezembro de 2023

· Nascidos em novembro: de 1º de novembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024

· Nascidos em dezembro: de 1º de dezembro de 2023 a 29 de fevereiro de 2024

 

Assessoria de Imprensa-Millena Araújo

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: