Home Notícias Os riscos da Inteligência Artificial: ameaças e desafios para a humanidade

Os riscos da Inteligência Artificial: ameaças e desafios para a humanidade

Avanços tecnológicos trazem benefícios e perigos, incluindo privacidade, desigualdade e manipulação

Por Evandro Lira

 

Como está em total evidência para todos, a Inteligência Artificial está cada vez mais presente na vida de cada uma das pessoas, ainda que isso não seja tão perceptível para muitos. Contudo, a chegada do ChatGPT fez com que ainda mais pessoas se interessarem por essa nova tecnologia.

Desse modo, a Inteligência Artificial pode, de fato, trazer grandes benefícios para os cidadãos do mundo inteiro, incluindo novas formas de trabalho, estudo, entre outras ferramentas extremamente inovadoras. Em contrapartida, nem tudo são flores. Isto é, também existem alguns riscos.

Para melhor entender, a Inteligência Artificial pode trazer alguns riscos às diferentes áreas da vida, considerando o fato de que um “simples” robô pode ser capaz de realizar tarefas até mesmo impossíveis para o ser humano. Assim, vale conferir alguns dos grandes riscos que a Inteligência Artificial pode apresentar à humanidade.

8 grandes riscos do avanço da Inteligência Artificial

Ausência de privacidade

Bem, primeiramente, cabe pontuar que a Inteligência Artificial funciona através da coleta e da análise da dados dos seus usuários, principalmente os chatbots. Dessa forma, a alta coleta de dados pode acabar sendo um risco para a privacidade dos consumidores.

Por esse motivo, para que a IA possa ser benéfica e não apresentar esse tipo de insegurança, faz-se necessário intensificar a proteção de dados e a privacidade de uso.

Direcionamento indevido de poder

Outro ponto importante é para a distribuição de poder. Isto é, é possível que grupos específicos dominem a IA e tomem as “rédeas” da tecnologia, que aliás, poderá ser fundamental em breve. Essa situação poderá resultar em um aumento na desigualdade, entre outros malefícios à sociedade.

Falta de transparência

A IA também não conta com uma transparência total sobre seu funcionamento. Isso pode ser extremamente arriscado aos indivíduos do mundo, visto que, considerando o alto avanço, não é possível ter certeza sobre o futuro dessa tecnologia e do que ela poderá ser capaz.

Dependência

Mais um ponto importante é a possível dependência. Isto é, o uso excessivo dessa tecnologia poderá contribuir para a redução da criatividade e do senso crítico dos cidadãos.

Ainda não acabou!

Fim de diversos setores

Infelizmente, a IA também pode acarretar em um aumento no desemprego. Isso porque a tecnologia é capaz de realizar tarefas com mais agilidade e praticidade, inviabilizando a necessidade de profissionais.

Desigualdade econômica

É muito provável que as novas tecnologias da Inteligência Artificial custem bastante dinheiro. Dessa forma, estima-se que somente os mais ricos poderão contar com todos os recursos disponíveis, o que também contribuirá para a desigualdade econômica, intensificando a situação.

Manipulação

Não é segredo para ninguém que passar muito tempo de frente a uma máquina pode causar uma certa dependência. Agora, imagine se essa máquina fosse capaz de conversar, realizar diálogos, tarefas, entre outros serviços? Estima-se que isso será possível muito em breve com a Inteligência Artificial, o que aumentará (e muito) a manipulação dos seres humanos.

Quebra de conexões

Por fim, tem-se o perigo de que as relações humanas tornem-se ainda mais escassas. É completamente possível imaginar um futuro em que os seres humanos têm contato apenas com máquinas, o que, na verdade, é extremamente preocupante e frustrante.

Fonte: PronaTEC

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: