Home Arcoverde Chuva de Meteoros Perseidas Ilumina os Céus de Arcoverde, Pernambuco

Chuva de Meteoros Perseidas Ilumina os Céus de Arcoverde, Pernambuco

Associação Astronômica registra espetáculo celeste único

Por Evandro Lira

Em Arcoverde, Sertão de Pernambuco, membros da Associação Astronômica da cidade registraram a chuva de meotoros Perseidas que teve seu pico de visibilidade no Brasil ao longo do sábado (12) e domingo (13), com até 100 meteoros por hora podendo ser avistados de acordo com a visibilidade em cada região.

Os registros foram feitos no Distrito Industrial, zona rural do município, do sábado para o domingo. Ao g1 Marlon Tenório que é membro da Associação Astronômica disse que ao longo dos próximos dias as chances de ver o fenômeno são menores. O fenômeno em si poderá ser conferido até o dia 24, mas com menor intensidade.

“É possível que as pessoas aqui no Nordeste consigam ver pela madrugada, pequenos pontos no céu. A maior visibilidade no país é na região Norte com mais de 50%. No Nordeste cai pela metade”, disse.

 

A cidade de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, está na lista das dez cidades do país com melhor céu para observação, de acordo com o ranking do Observatório Nacional do Rio de Janeiro. O município conta com projetos de astronomia e um mirante que recebe turistas e a população da cidade.

Veja abaixo as condições de visibilidade para cada estado do país:

 

  • Visibilidade baixa: Acre, Maceió, Paraná, Pernambuco, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo
  • Visibilidade padrão: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Fortaleza, Brasília, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe e Tocantins.

 

Os meteoros Perseidas são parte do cometa Swift-Tuttle, que fez sua última aparição em 1991. O cometa tem um núcleo de 26 quilômetros, mais do que o dobro do tamanho do objeto celeste que levou ao desaparecimento dos dinossauros. Segundo a Nasa, ele leva 133 anos para reaparecer em nosso céu, ou seja, deve retornar apenas em 2124.

Próximos eventos astronômicos

 

No segundo semestre do ano ocorrerão mais dois eclipses, outra superlua e outras seis chuvas de meteoros. Veja abaixo as datas de cada um deles:

Superluas e eclipses

🌕 31 de agosto – Superlua azul (visível em boa parte do país);

☀️14 de outubro – Eclipse solar anular (visível em boa parte do país);

🌗 28-29 de outubro – Eclipse lunar parcial (visível em uma pequena parte do país).

Fonte: g1

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: