Home Flores-PE Dia 24 de Junho: Lei consagra o Festival de Carros de Boi de Flores no calendário estadual de eventos

Dia 24 de Junho: Lei consagra o Festival de Carros de Boi de Flores no calendário estadual de eventos

O Festival de Carros de Boi de Flores, celebrou sua 13ª edição este ano com 120 (cento e vinte) participações e com premiação em dinheiro na ordem de R$ 16 mil reais.

Por Evandro Lira

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, sancionou a Lei n° 18356, de 23 de outubro de 2023, que traz adição ao Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Estado de Pernambuco. O Projeto de Lei Ordinária 942/2023 de autoria do Deputado Joaquim Lira, altera a Lei nº 16.241, de 14 de dezembro de 2017, consolidando as leis que instituíram eventos e datas comemorativas estaduais, e agora inclui o “Dia 24 de Junho: Dia Estadual do Festival de Carros de Boi do Município de Flores – PE”.

O Festival de Carros de Boi de Flores, que acontece anualmente no município situado no Sertão do Pajeú, no Estado de Pernambuco, celebrou sua 13ª edição este ano com 120 (cento e vinte) participações e com premiação em dinheiro na ordem de R$ 16 mil reais.

Além disso, o Festival trouxe benefícios significativos para a cidade. A movimentação turística impulsionou a economia local, beneficiando hotéis, restaurantes, lojas de artesanato e outros estabelecimentos comerciais. A valorização da cultura e tradições regionais fortaleceu o sentimento de identidade dos moradores, reforçando os laços comunitários e promovendo a preservação das raízes culturais.

A tradição do Festival de Carros de Boi remonta à década de 50, mas ao longo dos anos, essa prática foi progressivamente perdendo espaço. No entanto, o resgate dessa tradição ocorreu em 2009, durante a gestão do então Prefeito Marconi Martins Santana.

Durante o evento, carros de boi ornamentados desfilam pelas principais ruas da cidade, com temas que retratam o cotidiano dos produtores rurais. Os jurados avaliam a decoração e originalidade dos transportes rurais, considerando detalhes como rodas e outros elementos.

O Festival de Carros de Boi atrai um público diversificado, incluindo crianças, jovens, adultos e idosos, totalizando aproximadamente 12 mil pessoas. Além de enriquecer a cultura local, o festival também tem um impacto positivo na economia, promovendo um aumento significativo no emprego e movimentando o comércio da região.

Para a Secretaria de Turismo e Eventos do Município, Lucila Santana, o momento é de agradecer e para celebrar.

“Quero agradecer a todos os envolvidos, em especial ao Deputado Joaquim Lira, que propôs essa legislação, à governadora Raquel Lyra, por sancioná-la, e a todos que trabalharam incansavelmente para tornar isso uma realidade. Este é um dia de comemoração, e é o começo de uma nova era para o Festival de Carros de Boi de Flores.

Com a inclusão do “Dia 24 de Junho: Estadual do Festival de Carros de Boi” no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas do Estado de Pernambuco, essa tradição ganha o merecido reconhecimento e destaque a nível estadual, fortalecendo ainda mais sua importância cultural e econômica para Flores e região.

 

Assessoria de Imprensa

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: