Home Notícias Ortopedista do Hospital de Câncer de Pernambuco realiza cirurgia de osteointegração em Ribeirão Preto (SP)

Ortopedista do Hospital de Câncer de Pernambuco realiza cirurgia de osteointegração em Ribeirão Preto (SP)

Cirurgia inovadora é levada para o Brasil após 1 ano e 8 meses do primeiro procedimento realizado no HCP por equipe conduzida pelo Dr. Marcelo Souza

Por Evandro Lira

Depois de mudar a realidade da primeira paciente no Brasil beneficiada com a cirurgia inovadora de osteointegração (Maria Leidjane Pereira, cirurgiada há 1 ano e 8 meses), Dr. Marcelo Souza, ortopedista oncológico do Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), leva o procedimento para outros estados, após conduzir a equipe médica responsável pela operação, no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, em São Paulo, no fim de dezembro. Um presente em forma de possibilidade para Silvia Martinelli, amputada há 34 anos depois de ter sido atropelada. Desde então, ela não conseguia andar por não se adaptar às próteses.

A cirurgia consiste na implantação de um dispositivo metálico de titânio no “coto” do membro amputado, possibilitando a fixação de uma prótese externa. Dr. Marcelo Souza é o médico pioneiro na realização da técnica e foi chamado para integrar a equipe do Hospital das Clínicas, juntamente ao Prof. Edgard Engel e Dr. Nelson Gava, colegas no projeto de osteointegração em Ribeirão Preto. A cirurgia foi considerada um sucesso.

Recife, Belo Horizonte e Ribeirão Preto

A capital pernambucana totaliza hoje 10 cirurgias de osteointegração já feitas em pacientes amputados, sete delas foram no Hospital de Câncer, em pessoas que perderam a perna devido ao câncer ósseo. Fora de Recife, já houve cirurgia em Belo Horizonte (MG) e em Ribeirão Preto. Todas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“A osteointegração é um tema inovador na medicina e ortopedia brasileira, foi introduzida em 2022 no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), seguido por Belo Horizonte em 2023 e em Ribeirão Preto. O chefe da disciplina da USP, Edgar Engal, desempenhou um papel fundamental ao redigir um projeto para operar 30 pacientes em Ribeirão Preto. Aos poucos, novos centros de osteointegração vão sendo estabelecidos no país e na América Latina”, explica Dr. Marcelo Souza.

A contribuição do Dr. Marcelo Souza é destacada não apenas como um avanço médico, mas também como reflexo do trabalho realizado pelo HCP.

 

Assessoria de Imprensa

HCP – Hospital de Câncer de Pernambuco

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: