Home Notícias Futuro da segurança pública nas mãos dos guardas municipais

Futuro da segurança pública nas mãos dos guardas municipais

Por Evandro Lira

03320201-ff72-4ca7-a6bd-f6211de6096c

Poucas pessoas sabem, mas o futuro da segurança pública do Brasil pode estar nas mãos dos guardas municipais. Literalmente. Com o apoio da Ordem dos Policiais do Brasil (OPB), acaba de ser criado o aplicativo de celular GCMs do Brasil – Banco de Dados Nacional. Basta apenas alguns cliques para acompanhar o trabalho realizado pela categoria em todo o país, número de efetivo, cidades beneficiadas, ações realizadas e, principalmente, o cumprimento, por parte das administrações municipais, da Lei Complementar n.º 13.022 de 08 de agosto de 2014.

A legislação concede poder de polícia aos GMs que passaram a ter função de polícia municipal. Eles terão competência auxiliar na segurança pública das cidades, fazendo parceria também com outros órgãos (Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Militar. É uma lei aplicada a todas as guardas existentes na data de sua publicação, a cujas disposições devem adaptar-se no prazo de dois anos. “Ou seja, em agosto chegaremos ao final do prazo e pouco avançamos. Quem sofre é a população com a falta de segurança”, afirma o presidente da OPB, Frederico França.

A ideia de construir o aplicativo (App) GCMS do Brasil partiu ao final da Primeira Marcha Azul Marinho de Caruaru em maio de 2015. Evento que reuniu milhares de guardas de várias partes do país. Os GMs dialogavam entre si comparando o que determinada instituição teria de benefícios, seja salarial, escala de serviço. O idealizador do projeto foi o GCM Caruaru-PE, Bruno Oliveira, que inicialmente pensou em criar um banco de dados apenas para o município de Caruaru que contemplasse informações locais como turismo, trânsito ou gastronomia.

Ao compartilhar a proposta com os guardas Souza e Márcio, (ambos também de Caruaru), decidiram aprimorar o aplicativo para um projeto a nível estadual. Eles procuraram o presidente da OPB, o qual abraçou de imediato a ideia, concedendo os recursos necessários para o seu desenvolvimento, ampliando para uma abrangência nacional.

O aplicativo foi tomando corpo até a construção do primeiro formulário de dados, da logomarca e dos objetivos, tudo voltado para dados uteis e de fácil acesso aos profissionais da segurança pública municipal da nação.

Segundo o GCM Souza, do lançamento do aplicativo no último dia 12 até o momento, 420 instituições instalaram o app denotando sua grande amplitude e aceitação de Norte a Sul do país. Estima-se que no Brasil tenham 1.300 entidades de Guardas, um largo trabalho para os idealizadores do aplicativo GCMS do Brasil.

Para baixar o App entre na Play Store do seu celular Android através do link:
http://m.gmspe.com.br/apiv3/download

A OPB está receptiva a novas ideias e ao aprimoramento deste aplicativo. Quem quiser contribuir com sugestões poderá fazê-la diretamente no aplicativo.

Unir e Conscientizar por uma Sociedade Melhor e mais Segura!

#VemPraOPB

Paula Costa

Assessoria de Imprensa

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: