Home Utilidade Pública 8 dicas para você economizar no gás de cozinha

8 dicas para você economizar no gás de cozinha

Conheça diversas maneiras de economizar o gás de cozinha. Dicas podem reduzir o consumo e os valores a pagar no fim do mês.

Por Evandro Lira

Aqueles que cozinham estão tentando economizar gás de cozinha a todo custo. Isso porque o preço do produto não está baixo. Assim, para conseguir fazer comida e mesmo assim não gastar muito, muitas pessoas estão empregando dicas.

Conhecer essas possibilidades pode facilitar na hora de pagar os boletos do mês. Sendo assim, é importante ficar atento a essas opções de economia no consumo. Conheça algumas saídas.

Economizar gás de cozinha

O gás de cozinha é uma espécie de combustível, mesmo que muitas pessoas não o vejam assim. Ele é essencial nos fogões para que as comidas sejam preparadas. Contudo, seu custo é relativamente elevado.

Ao usar bastante, o valor pode atingir o orçamento da casa. Por esse motivo, vale ficar atento a algumas dicas para não gastar tanto assim. No final do mês, esse processo pode mostrar uma economia.

Vale lembrar que atualmente o Brasil passa por uma crise financeira deixada pela pandemia de coronavírus. Ademais, com a chegada de um novo governo, a situação pode demorar para se estabilizar.

Dessa forma, ter acesso a formas de economizar não só o gás como em vários ambientes é essencial. Assim, é possível não ser pego de surpresa pelos preços na hora de pagar as contas do mês.

A seguir podemos encontrar algumas dicas que podem ajudar as famílias a economizar no gás de cozinha. Mesmo simples, elas podem fazer diferença na hora de fazer o balanço das contas.

Saiba mais: Saiba de uma vez por todas COMO ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL; dicas infalíveis!

Dicas importantes

  1. Evite deixar que haja correntes de ar na cozinha. Quando isso acontece, a chama pode acabar perdendo calor. Dessa forma, o alimento demora mais para cozinhar, logo gasta mais gás.
  2. Dê preferência para usar panelas tampadas. Isso porque essa opção acaba concentrando mais o calor. Com isso, o tempo de cozimento é reduzido.
  3. Observe que seu fogão tem bocas de diferentes tamanhos. Isso não é por acaso. As bocas grandes são para panelas grandes, já as pequenas, para panelas menores. Colocar os utensílios trocados não irá tornar o cozimento mais rápido. Por isso, use corretamente.
  4. Comece a cozinhar sua comida em fogo alto. Porém, quando levantar fervura, diminua as chamas. Também vale evitar a abertura do forno quando estiver usando. Já quando for para pré-aquecer, não ultrapasse o tempo indicado.
  5. Com alimentos frios, use panelas de pressão. Elas cozinham muito mais rápido. Além disso. Quando for fazer carnes ou outros tipos de comida, corte os alimentos em pedaços. Assim, eles cozinham mais rápido.
  6. Ao cozinhar grãos como lentilha, feijão e grão-de-bico, vale deixá-los de molho por algum tempo antes do preparo. Isso faz com que o cozimento seja mais rápido, economizando gás.
  7. Observe as chamas do seu aparelho. Elas devem ter a cor azul. Caso estejam com coloração amarelada e sujando os fundos das panelas é necessário ficar atento. Isso mostra que os queimadores estão desregulados ou sujos. Essa situação aumenta o consumo do gás.
  8. Ao cozinhar alimentos como arroz, por exemplo, aproveite o vapor. Ele é ótimo para cozinhar legumes. Coloque os alimentos dentro da panela usando um escorredor que encaixe. Eles poderão cozinhar junto do arroz poupando não só gás como também seu tempo.

Fonte: Pronatec

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: