Home Notícias Setembro Dourado: Um Mês de Conscientização sobre o Câncer Infantojuvenil

Setembro Dourado: Um Mês de Conscientização sobre o Câncer Infantojuvenil

Por Evandro Lira

 

O mês de setembro é marcado por uma campanha de grande importância e sensibilidade: o Setembro Dourado. Essa iniciativa visa aumentar a conscientização sobre o câncer infantojuvenil, promovendo informações essenciais sobre os tipos, sinais, sintomas, prevenção e tratamento dessa doença que afeta crianças e adolescentes em todo o mundo. Como instituição referência em tratamento oncológico no estado, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) não poderia ficar de fora dessa campanha e preparou uma série de conteúdos informativos que estarão disponíveis em seu site hcp.org.br e redes sociais @sigahcp durante todo o mês.

O Setembro Dourado?

O Setembro Dourado é um movimento global que busca chamar a atenção para o câncer infantojuvenil, destacando a necessidade de diagnóstico precoce, tratamento adequado e apoio às crianças e famílias que enfrentam essa luta. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer pediátrico representa aproximadamente 3% em relação ao câncer de adultos, porém é hoje a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes brasileiros. A cor dourada representa a força e a resiliência das crianças em sua batalha contra o câncer. Segundo o INCA, o número de casos novos de câncer infantojuvenil estimado para o Brasil, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de 7.930 casos, sendo 4.230 casos novos no sexo masculino e de 3.700 no sexo feminino.

Tipos de Câncer Infantojuvenil

Existem vários tipos de câncer que podem afetar crianças e adolescentes. Os tumores mais frequentes são: as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), os tumores que atingem o sistema nervoso central, os linfomas (sistema linfático), o neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico, frequentemente de localização abdominal), o tumor de Wilms (tipo de tumor renal), retinoblastoma (afeta a retina, fundo do olho), o tumor germinativo (das células que originam os ovários e os testículos), os osteossarcoma (tumor ósseo) e os sarcomas (tumores de partes moles). Cada um desses tipos requer uma abordagem específica de diagnóstico e tratamento. Por outro lado, o câncer infantil tem grandes chances de cura quando o diagnóstico precoce é associado a um tratamento de qualidade. Ainda segundo o INCA, hoje, em países desenvolvidos, em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos da doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

Sinais e Sintomas

Reconhecer os sinais do câncer infantojuvenil é fundamental para um diagnóstico precoce. Os sintomas podem variar dependendo do tipo de câncer, mas é importante estar atento a sinais como palidez e febre inexplicável, dor em membro ou dor óssea, inchaço sem trauma ou sinais de infecção, alterações oculares, perda de peso repentina, caroços ou inchaços, tontura, perda de equilíbrio ou coordenação, além de mudanças no comportamento ou no desempenho escolar. “Os sintomas do câncer na infância podem parecer com sinais normais do crescimento da criança, como hematomas e dores ósseas, por exemplo, mas não devem ser negligenciados, esses também são os principais sintomas dos cânceres ósseos. Em caso de sintomas persistentes por mais de 15 dias, os responsáveis devem procurar o pediatra”, explica dra. Virgínia Almeida, oncologista pediátrica do HCP.

Prevenção e tratamento

Segundo o INCA as causas de câncer pediátrico são desconhecidas, entretanto, um pequeno número de casos em crianças e adolescentes (cerca de 10%) se devem a anormalidades genéticas ou hereditárias. Embora nem todos os casos de câncer infantojuvenil possam ser prevenidos, é importante adotar um estilo de vida saudável para ajudar a reduzir o risco. Isso inclui uma dieta balanceada, atividade física regular, vacinações adequadas e medidas para evitar exposição a substâncias nocivas. O tratamento do câncer envolve uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde que trabalham em conjunto para oferecer o melhor cuidado possível. Isso pode incluir quimioterapia, radioterapia, cirurgia e terapias direcionadas.

O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP)

O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) é uma instituição privada e sem fins lucrativos que se dedica ao diagnóstico e tratamento integral de pacientes com câncer, por meio do Sistema único de Saúde – SUS. Como instituição filantrópica, o hospital é mantido com doações de pessoas físicas e de empresas, além de parcerias, convênios e políticas públicas pactuadas com os governos municipais, estaduais e federal.

Como unidade hospitalar com atuação na alta complexidade, recebe pacientes encaminhados de unidades de saúde de atenção básica e/ou de média complexidade de todo o estado. Atualmente é responsável por mais de 50% de todas as pessoas com câncer em tratamento pelo SUS em Pernambuco. Visando o acesso à reabilitação, o HCP disponibiliza terapias complementares compostas por uma equipe multidisciplinar, além da única urgência exclusivamente oncológica do estado.

Como ser atendido no HCP

Para ser atendido HCP é necessário ter o diagnóstico de câncer já estabelecido por exames ou o encaminhamento por escrito justificando a alta probabilidade ou suspeita da doença. Em posse desses documentos, o paciente deve procurar o setor de Triagem da instituição, de segunda a sexta-feira, a partir das 6h.

 

ASSECOM HCP

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: