Home Notícias 32ª Edição do Feteag: Celebrando a Diversidade Cultural em Pernambuco

32ª Edição do Feteag: Celebrando a Diversidade Cultural em Pernambuco

Espetáculos de Teatro, Dança e Circo Promovem Arte e Diálogo em Festival Cultural

Por Evandro Lira

Espetáculos de teatro, dança e circo, além de ações formativas pensadas para fomentar a cena cultural de Pernambuco, são motes de mais uma edição do Festival de Teatro do Agreste (Feteag), que inicia a programação de sua 32ª edição no próximo dia 25 de setembro, com atividades diversas e gratuitas até o início de outubro – e com a Mostra Hilda Felipe apresentada em novembro.

Tendo à frente o Teatro Experimental de Arte (TEA), o festival reforça nesta edição as pontes entre artistas de localidades diversas, explicitando dessa forma o quão universal pode ser a arte sem no entanto deixar de particularizar corpos e territórios.

E para a edição atual do Feteag – festival idealizado pelo produtor e curador Fábio Pascoal – será retomada também a parceria com o criador frânces Jérôme Bel, que teve sua obra “Gala” encenada no festival em 2021 – e que neste 2023 retorna com um espetáculo que leva o seu nome, interpretado pelo performer Marcelo Sena.

Jérôme não viaja mais de avião desde 2019, em face de principios ecológicos, assim como sua companhia. Dessa forma, foram estabelecidas parcerias com artistas de diversos países, dando uma conotação híbrida e participativa aos projetos.

Pluralidade Artística e Temas Centrais
O tom do Feteag nas últimas edições tem sido de diversidade nas linguagens da arte, e tal qual ocorrerá este ano, com o circo, por exemplo, em destaque na programação sob o comando da Cia Devir.

Tomada pela pesquisa que atrela a arte do circo ao diálogo com o teatro e a dança, a Cia apresentará espetáculos na rua.

E do Rio Grande do Norte, a companhia Giradança – composta por bailarinos de diferentes corpos, inclusive com pessoas com deficiências físicas e intelectuais – também participa do festival.

Para a grande de 2023, temas relevantes e contemporâneos integram a programação, entre eles vale citar o fluxo migratório d epessoas, a luta contra o conservadorismo e a importância do restabelecimento do convívio.

Magiluth, de Volta ao Feteag
O celebrado grupo pernambucano Magiltuh retorna ao festival com o espetáculo “Miró: Estudo nº 2”.

Artistas do grupo participaram da maratona cênica pela primeira vez ainda como estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em seguida, como profissionais, apresentaram peças em parceria com o Feteag, como o ensaio aberto do espetáculo “Apenas o Fim do Mundo”, em 2018.

Tal qual ocorreu com a atriz Nanda Mélo, quando ainda discente viveu o festival e para 2023 apresenta seu trabalho junto a escolas públicas – contextualizando uma diretriz do festival que é o incentivo à participação de estudantes nos palcos, plateias e também nas produções.

Homenagens
O Feteag em 2023 traz algumas reformulações em suas mostras, renomeando por exemplo a Mostra Profissional para Mostra Argemiro Pascoal, celebrando o ator e teatr;ologo fundador do Teatro Experimental de Arte (TEA).

Já a Mostra Estudantil passa a ser chamada de Mostra Erenice Lisboa, para homenagear o legado da dramaturgia caruaruense, conhecida pelo trabalho voltado para o público infantil.

Também entre as novidades da edição está o Feteag Off – mostra alternativa em paralelo à programação principal do festival, com apresentações entre os dias 2 e 6 de outubro nos espaços colaborativos Nave Mãe e Jardim Colab (Caruaru).

A ideia é de que o público possa conferir performances, leituras de textos e discotecagem em uma plataforma para expressões artísticas diversas e alternativas, complementando a experiência cultural do Feteag.

Mostra Hilda Felipe
A programação 2023 da Feteag ganha, em novembro, precisamente entre os dias 18 e 26, a primeira edição da Mostra Hilda Felipe, que acontece em Caruaru.

A mostra leva o nome da artista e agitadora cultural da cena caruaruense, em ação inspirada no Festival Fringe de Edimburgo. O intuito é abrir espaços para artistas emergentes e independentes que terão a oportunidade de compartilhar com o público suas criações.

Pelo menos 60 trabalhos foram recebidos em linguagens do teatro, dança, literatura, música e audiovisual. Os espetáculos selecionados serão divulgados em breve.

E pelo segundo ano o festival integra a Cena Expandida, em reforço ao cenário das artes cênicas e dança no Estado. A articulação este ano tem as participações da Cena CumpliCidades e do Feted.

Serviço
Feteag 2023

Quando: de 25 de setembro a 8 de outubro, em Caruaru e no Recife
Mostra Hilda Felipe, de 18 a 26 de novembro, em Caruaru
Acesso gratuito – ingressos antecipados no Sympla
Informações: @feteag e no site www.feteag.com.br 

 

 

Fonte: Folha de Pernambuco

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: