Home Notícias HCP lança campanha Outubro Rosa com evento de conscientização

HCP lança campanha Outubro Rosa com evento de conscientização

“Transforme o Rosa em Esperança” é o mote deste ano, que terá abertura especial no 1º dia útil do mês

Por Evandro Lira

O mês de outubro chega e um movimento de conscientização se espalha pelo mundo: o Outubro Rosa. O período é dedicado a destacar a importância da saúde da mulher e a conscientização sobre o câncer de mama, o tipo de tumor maligno mais comum entre as mulheres em todo o mundo. Como instituição referência no tratamento oncológico, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) lança a campanha “Transforme o Rosa em Esperança”, que busca não apenas informar sobre a doença, mas estimular a prevenção e ressaltar a necessidade dos exames preventivos e do cuidado com a saúde feminina. A abertura da campanha será marcada pelo 1º evento do Outubro Rosa no hospital depois da pandemia, na próxima segunda-feira (02/10), durante a manhã. Além disso, disponibilizaremos materiais em nosso site hcp.org.br e redes sociais @sigahcp.

O câncer de mama representa 10,5% do total de cânceres no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma (31,3%). Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2023-2025 são esperados 74 mil casos novos de câncer de mama no Brasil.

E a prevenção desempenha um papel vital na luta contra o câncer de mama. Além de manter um estilo de vida saudável, realizar exames regulares é fundamental. O autoexame das mamas deve ser realizado para que as mulheres conheçam o seu corpo e possam identificar alterações, porém a mamografia é o principal exame a ser realizado para o rastreio da doença, identificando o nódulo antes mesmo de serem palpáveis. A idade ideal para se fazer a primeira mamografia é aos 40 anos, com periodicidade anual. Em casos específicos, este exame pode ser antecipado, ou ter sua periodicidade diminuída, sempre sob supervisão médica. No Hospital de Câncer de Pernambuco o exame é oferecido gratuitamente e agendado online pelo site hcp.org.br/outubrorosa.

O evento

Na segunda-feira (02), o hospital filantrópico fará uma abertura especial da campanha, com o apoio dos voluntários da Rede Feminina de Combate ao Câncer, que promoverá um aulão de zumba na entrada do HCP. O local também estará decorado e kits serão distribuídos para pacientes mulheres que estão em tratamento oncológico.

Câncer de Mama: fatores de risco

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. Ao contrário de alguns tipos de tumor, para os quais existe relação clara entre um fator de risco e o aparecimento da doença (como é o caso do tabagismo e câncer de pulmão), no caso do câncer de mama não há fatores isolados. A doença não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários. No geral, é importante manter uma boa alimentação, manter o peso corporal adequado, não fumar e evitar bebidas alcoólicas.

Sinais e sintomas

É crucial estar ciente dos sinais e sintomas, que podem incluir um caroço ou nódulo na mama, alterações na forma ou no tamanho da mama, dor mamária persistente, retração da pele ou mamilo, secreção mamária anormal, entre outros. O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de sucesso no tratamento. Ao identificar algum desses sintomas, é importante procurar um médico clínico ou mastologista imediatamente.

Tratamento e Apoio

O tratamento do câncer de mama varia de acordo com o estágio da doença e pode incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia e terapias direcionadas. A equipe multidisciplinar e apoio emocional também é fundamental durante todo o processo de tratamento. Grupos de apoio, terapias complementares e redes de solidariedade desempenham um papel significativo na jornada das pacientes.

O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP)

O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) é uma instituição privada e sem fins lucrativos que se dedica ao diagnóstico e tratamento integral de pacientes com câncer, por meio do Sistema Único de Saúde – SUS. Como instituição filantrópica, o hospital é mantido com doações de pessoas físicas e de empresas, além de parcerias, convênios e políticas públicas pactuadas com os governos municipais, estaduais e federal.

Como unidade hospitalar com atuação na alta complexidade, recebe pacientes encaminhados de unidades de saúde de atenção básica e/ou de média complexidade de todo o estado. Atualmente é responsável por mais de 50% de todas as pessoas com câncer em tratamento pelo SUS em Pernambuco. Visando o acesso à reabilitação, o HCP disponibiliza terapias complementares compostas por uma equipe multidisciplinar, além da única urgência exclusivamente oncológica do estado.

Como ser atendido no HCP

Para ser atendido no HCP é necessário ter o diagnóstico de câncer já estabelecido por exames ou o encaminhamento por escrito justificando a alta probabilidade ou suspeita da doença. Em posse desses documentos, o paciente deve procurar o setor de Triagem da instituição, de segunda a sexta-feira, a partir das 6h.

Evento Outubro Rosa – Transforme o Rosa em Esperança 

Quando: 02 d outubro de 2023
Local: Hospital de Câncer de Pernambuco, Av. Cruz Cabugá, 1597

Assessoria de Imprensa

HCP – Hospital de Câncer de Pernambuco

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: