Home Jaboatão dos Guararapes Prefeitura do Jaboatão e Iterpe entregam CAF a 110 agricultores, permitindo-lhes acesso a vários benefícios públicos

Prefeitura do Jaboatão e Iterpe entregam CAF a 110 agricultores, permitindo-lhes acesso a vários benefícios públicos

Por Evandro Lira

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (ITERPE) entregaram, nesta segunda-feira (05),  110 documentos do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF’s) para agricultores do engenho Pedra Lavrada, na zona rural do município. O documento é fundamental para o acesso da categoria a uma série de benefícios públicos, que muitos desconheciam ter direito. Orientá-los e facilitar o acesso ao CAF são ações que fazem parte do Programa Jaboatão Rural, que tem levado mais autonomia e qualidade de vida a agricultores familiares do município.

“A ideia é empoderar os agricultores, fortalecer seu negócio, sua identidade e difundir entre eles a possibilidade de trabalharem em regime de colaboração para o escoamento dos produtos e para aquisição de insumos e equipamentos. Quero agradecer a parceria com o Governo de Pernambuco nesta ação tão importante e dizer aos agricultores que a gestão municipal reconhece a importância do segmento e vai continuar apoiando e incentivando a agricultura familiar”, declarou o prefeito Mano Medeiros, durante a cerimônia de entrega dos documentos.

Também participaram do encontro o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Turismo, Cultura e Lazer, Francisco Papaléo, o presidente do Iterpe, Henrique Queiroz, representantes da Cooperativa de Agricultura Familiar Coodapis e do Banco do Nordeste, além de vereadores e agricultores. Na ocasião, agricultores do engenho Pedra Lavrada receberam orientações sobre linhas de crédito específicas para a categoria, que podem ajudá-los a ampliar a produção, adquirir equipamentos e insumos.

BENEFÍCIOS – O CAF é o registro de identificação que garante o acesso a benefícios ofertados por políticas públicas de incentivo à produção agrícola familiar, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), Seguro da Agricultura Familiar (SEAF), Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Auxílio emergencial financeiro, entre outros. Atualmente, existem 269 cadastros ativos no Jaboatão, o que representa 957 beneficiados diretos e indiretos (considerando seus familiares). Cerca de outros 50 registros estão em andamento.

Uma das agricultoras do Engenho Pedra Lavrada, Lucideize Vieira, não escondia a satisfação e a alegria de ter sido contemplada com o CAF. “Esse cadastro é  fundamental para nós  agricultores,  já que teremos acesso a linhas de crédito para expandir a agricultura familiar e melhorar a nossa renda. Quero agradecer ao prefeito Mano, porque nenhum outro prefeito tinha trazido antes benefícios para essa região”, disse ela, com um sorriso no rosto.

PROGRAMA JABOATÃO RURAL – O Jaboatão Rural é um programa de transformação social baseado na construção coletiva de um novo panorama econômico rural do município. O programa trabalha na estruturação de uma rede sustentável de agricultura familiar, por meio da policultura, da preservação da identidade desses trabalhadores, do acesso às políticas públicas, do fortalecimento do cooperativismo e fomento à produção familiar. Por meio do programa, muitos já conseguiram crédito bancário para melhorar seus negócios e também passaram a fornecer alimentos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), dentro da rede municipal, via associação com a Coodapis. Essas e outras ações vêm promovendo o aumento na renda dos agricultores e uma melhoria na sua qualidade de vida.

 

Fotos: Leandro de Santana/PJG 

Ascom Jaboatão

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: