Home Jaboatão dos Guararapes Multidão, emoção e a volta do Zé Pereira marcam abertura oficial do Carnaval 2024 do Jaboatão dos Guararapes

Multidão, emoção e a volta do Zé Pereira marcam abertura oficial do Carnaval 2024 do Jaboatão dos Guararapes

Por Evandro Lira

 

O Carnaval 2024 do Jaboatão dos Guararapes foi oficialmente aberto, nesta sexta-feira. E, literalmente, com chave de ouro! Depois de circular pelas ruas do Centro, arrastando uma multidão, cortejo dos blocos A Baronesa e do Zé Pereira, ao som da Orquestra 90 Graus, chegou ao polo da Casa da Cultura, em clima de muita alegria e suspense. Era hora de revelar a identidade do Zé Pereira. O público fazia suas apostas quando o prefeito Mano Medeiros lhe entregou a chave da folia e retirou sua máscara. Tratava-se de José Soares da Silva, fundador do bloco O Pescador, que foi bastante aplaudido.

“Eu sempre tive o sonho de ser o Zé Pereira, desde os 17 anos. E estou com 57. Meu pai dizia que ser Zé Pereira era carregar a folia, muita responsabilidade, e estou muito grato”, comemorou o pescador. Bruno Oliveira, presidente do bloco do Zé Pereira, falou da emoção de trazer de volta a agremiação fundada pelo pai, Telmo, e o amigo Abdias, ambos falecidos. Junto com o presidente do bloco A Baronesa, Jader Albuquerque, destacou a retomada da cultura e do orgulho jaboatonense. “Jaboatão voltou a sorrir”, salientou.

A escola Rebeldes do Samba também desfilou até o polo. E a Banda Pinguim fechou as festividades da noite. Mas vem muito mais pela frente. Até terça-feira, serão mais de 80 atrações nos polos oficiais e mais de 230 blocos e agremiações carnavalescas animam o município até o dia 3 de março.

“É muito gratificante ver blocos tradicionais voltando a acreditar no Carnaval do Jaboatão.dobramos a participação dos blocos este ano. Nossa cultura é muito rica e é nosso compromisso valorizá-la”, declarou o prefeito Mano Medeiros.  A primeira-dama convidou o público a seguir brincando durante os festejos de Momo, com muita paz, alegria e respeito.

Pelo segundo ano consecutivo, o Carnaval do Jaboatão é descentralizado e inclusivo, com quatro polos fixos (Jaboatão Centro, Cavaleiro, Piedade e Prazeres/Parque das Cidades) e três itinerantes (que circularão por vários bairros). Espaços acessíveis para pessoas com deficiência e autismo foram disponibilizados nos polos fixos. Na abertura, o espaço recebeu o rei e a rainha do Carnaval 2024, Carlos Eduardo e Angelle Freitas. “Tenho múltiplas deficiências, mas amo o Carnaval. Sem preconceitos. Nossas deficiências não nos definem”, afirmou.

PROGRAMAÇÃO
Neste sábado, a folia para a criançada estará cheia de opções. E os papais e mamães não vão ficar de fora da brincadeira. No Polo Praia, em Piedade, que já é voltado para os pequenos, quem animará a festa será o Balé Popular Jaboatão dos Guararapes e Alegria de Brincar. O polo itinerante Folia Infantil estará no Jaboatão Centro, no palco em frente à Casa da Cultura, e funcionará a partir das 16h. Animam a festa a Orquestra Maracafrevo, a Barca Maluka, Xande Estilizado e Edcarlos. A programação completa pode ser acessada no site da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes: www.jaboatao.pe.gov.br e nas redes sociais. Também é possível consultar a programação dos blocos.

 

Ascom Jaboatão

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: