Home Jaboatão dos Guararapes Prefeitura do Jaboatão realiza mutirões de limpeza e prestação de serviços em comunidades que sofreram alagamento

Prefeitura do Jaboatão realiza mutirões de limpeza e prestação de serviços em comunidades que sofreram alagamento

Por Evandro Lira

Mutirões de serviços de limpeza, saúde, assistência social, iluminação e defesa civil foram realizados, nesta sexta-feira (16), nas comunidades de Jardim Muribeca, Conjunto Brasil Novo (Sapolândia) e Vila Palmares (Bica), na regional 4, além de Moenda de Bronze, na regional 1, que também contou com equipe de defesa animal. A iniciativa teve o objetivo de prestar a assistência necessária aos moradores de áreas mais afetadas pelo transbordamento do Rio Jaboatão, entre a quarta e quinta-feira.

“Na maior parte das localidades alagadas a água já secou, então mobilizamos várias secretarias para dar o apoio necessário à população, recolhendo lixos e entulhos, fazendo capinação, verificando iluminação, vacinando e prestando assistência médica e social imediata”, declara o prefeito Mano Medeiros. Ele e a primeira-dama visitaram as localidades onde houve mutirão e conversaram com moradores. “As pessoas compreendem que não podemos resolver tantas questões de uma só vez. Os problemas são complexos e as soluções também. Mas estamos enfrentando esse desafio de peito e coração abertos”, complementa Mano.

Não estava chovendo em Jaboatão, quando houve o transbordamento. As águas desceram de Vitória do Santo Antão e Moreno. Muitos moradores, alertados pela Defesa Civil de que o rio estava subindo, conseguiram erguer móveis, sair de casa. Outros não saíram a tempo e precisaram ser resgatados pelos bombeiros. A prefeitura disponibilizou ônibus para levar os desalojados a dois abrigos oficiais, que receberam 112 pessoas, a maioria do Conjunto Brasil Novo, que permaneceu com água represada ainda nesta sexta-feira e, portanto, 92 pessoas continuam abrigadas. Nos abrigos, além de alimentação, eles também recebem cuidados médicos e apoio psicológico.

Muito lixo e entulhos foram arrastados pelas águas e se espalharam por ruas, canais e canaletas. Por isso, foram mobilizados 180 garis, 11 maquinários (6 caminhões caçamba, duas retroescavadeiras, um compactador) e um caminhão-pipa para fazer a limpeza. Técnicos de saúde vacinaram a população e realizaram atendimento médico. Agentes de saúde atuaram na prevenção a arbovisores. Assistentes sociais apoiaram no cadastramento e atualização de benefícios. A Defesa Civil fez atendimentos de vistorias imediatas, como também houve serviços de iluminação.

“Eu tive consulta médica e me vacinei contra a gripe e Covid-19. Estava precisando muito, foi uma bênção”, comemorou a dona de casa Erica dos Santos Lira, no mutirão de Vila Palmares. No de Jardim Muribeca, Ana Cláudia Morais lamentou enfrentar há anos sucessivos alagamentos, mas não perdeu a esperança de que a situação seja resolvida. “A diferença é que esse prefeito veio falar com a gente, nos deu atenção. Nunca vi um prefeito aqui”.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes 

Posts Relacionados

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
%d blogueiros gostam disto: